sábado, 2 de julho de 2011

Greve dos professores no Brasil

        Como eu disse no primeiro post, eu gostaria de abordar a greve dos professores estaduais que está acontecendo em Mato Grosso, alias não só aqui, em treze outros estados também. Em MT a greve completou um mês, e toda segunda é aquela coisa; dizem que vai voltar, tem assembleia em Cuiabá, mas nada. No dia 21/06 a Promotoria de Justiça deu 72 horas para as escolas voltarem a sua rotina ou poderiam aplicar uma multa de até 50 mil reais por dia. Fazendo as minhas contas o Sindicato dos Professores já está devendo uma boa grana para a justiça. Amanhã mesmo (03/06) haverá mais uma assembléia em Cuiabá com o sindicato para ver se conseguem um acordo, acabando assim com a greve.
        Rio de Janeiro é um dos quatorze estados que estão em greve e, como eu queria opiniões de outras de pessoas, entrevistei Iara Almeida, aluna do ensino estadual do Rio.       

Não foram todos os professores da sua escola que aderiram a greve, você tem alguma ideia do por quê?

Então, alguns entraram no começo da greve, outros na metade, depois de fecharem as notas.
E os que não entraram o motivo foi que eles estão para se aposentar, e se fizer greve vai demorar mais tempo para poder tirar a aposentadoria. E outros passaram em concursos agora, e se fizerem greve, correm o risco de não serem chamados. E tem a parte que não concorda com a greve, pois acham que fazendo isso, está fazendo o que o governo quer.

E  você acha que o os professores estão fazendo o que o governo quer?

Não, acho que por mais que o governo, não esteja nem ai para a educação, para não dizer outra coisa. Eles não querem a greve, até porque eles vão querer um dum bando de gente buscando melhorias? Para eles está tudo mais que bom. O salário de um parlamentar é 300 vezes mais que de um professora, para que mudar algo?

O que as pessoas nas ruas falam sobre a greve? Tem gente cega por ai que ainda acha que a culpa da greve é dos professores?

Não...  Ninguém acha mais nada de mais, está todo mundo acostumado com as greves, e acham que elas não dão mais em nada.

Quer dizer que já perderam as esperança no governo e estão cansados disso tudo,  que nem esperam mais melhorias?

Exatamente... Mas acho se não desistirem, eles conseguem. Pelo menos alguma coisa, não precisa ser tudo, quer dizer precisa, os professores precisam ser mais reconhecidos pelo seu trabalho, mas se conseguirem alguma coisa é melhor do que nada.

Para terminar, na sua opinião, qual a coisa mais importando que os professores precisam conseguir?

O “aumento” lógico. Que na verdade não chega a ser um aumento, é um ressarcimento do que os professores foram perdendo com o tempo, porque o salário do professor deveria ser três salários mínimos. E também a volta de eleição dos diretores (no Rio), e acabar com essa bagunça, de diretores indicados por bandidos, digo, políticos. Não que seja só isso o necessário, mas acho o mais importante.


PS: na última resposta quando coloco entre parentes "no Rio" foi pelo motivo de que no RJ os diretores são indicados pelos 
políticos, em outros estados não sei como acontece, no caso de Mato Grosso são escolhidos pela eleição. Outra coisa importante é que o Maicon está viajando, e onde ele está não tem internet, então até segunda estou sozinha no comando
.

6 comentários:

  1. Aki no IFPB...
    Ainda estão decidindo optar pela Greve ou Não'
    Terça-feira vai ter Paralização
    Caso nd se resolver
    Vai ter Greve siim'
    e quem se prejudica
    O Alunado
    ¬¬'
    Gostei do que vc escreveu ^^
    http://suafontedosfamosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, infelizmente em casos de greve quem sai prejudicado é o aluno. Parabéns pelo blog, continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo, professores com sálarios muito baixos, e governantes que não fazem praticamente NADA com dez vezes a mais que os professores que nos capacitam pra ter uma carreira futuramente. Bom post! valeu

    http://aneurysmnanet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gente... A Educação vem dando um banho de Desgraças no Brasil
    Naum se houve nd de bm com relação a esse assunto'
    http://oquevem-naminhamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Complicado néh, vejo particularmente que professores são mal remunerados pela responsabilidade que tem de "educar" de ser o maior motivo pra integrar um cidadão na sociedade, fato qdo dizem que educação vem de berço mas a forma cientifica que iniciamos desde criança é passada pelos professores. Mereciam uma gratificação justa.
    Bj e bom domingo, passa lá tbm... ;)
    http://estigmaangel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Aqui também estão decidindo pela greve, o que eu discordo total e frontalmente e explico o porque. Hoje sou professora, mas 10 anos atrás era aluna, 20 anos atrás, quando o Brasil não sabia o que era greve, quase perdi um ano escolar em função do então governador Collorido. Depois disso, estudante do sistema público de educação que sempre fui, enfrentei outras greves... que nunca trouxeram nada ao professor que não seja mais e mais desvalorização, e em parte, por causa deste professor. Na primeira greve era salário e condições de trabalho. Queriam 30-40% de aumento, daí o governo deu 5%... todos voltaram ao trabalho pianinho... e sem condições de trabalho, que de fato é o que mais importa ao aluno. Depois da terceira ou quarta greve caiu a ficha de que esse é o padrão, isso quando o professor não sai da greve sem nada... de mãos abanando. Passei a detestar as greves de professor depois disso! E hoje enquanto professora, podem me chamar de fura-greve, mas darei aula sim. Só participaria em uma greve depois que, no caso dos professores, uma delas desse resultado.

    ResponderExcluir