sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aprendizado de música nas escolas.

        Em agosto de 2008 o presidente até então Lula, sancionou uma lei que obriga o ensino de musica nas escolas, desde então as escolas tiveram três anos para se adaptarem, alias, ainda resta meio semestre. Mas será que as escolas estão adaptadas, ou pelo menos, quase? Será que vai ter escola que no começo do ano que vem vai levar um susto, pois nem estava sabendo dessa nova lei?
        Aposto que todos têm sua opinião sobre isso, mas para expor aqui escolhi Renato G, dono de uma loja e amante da música .
        
Você é a favor de aulas de música nas escolas? Se sim, quais os benefícios que o aprendizado de música pode trazer para os alunos?
Sim, absolutamente a favor! 
Para que um aluno aprenda o mínimo em educação musical ele precisa ter um comportamento educado, atencioso e respeitar os colegas e o professor. Um aluno com essas características aprendera com mais facilidade todas as outras disciplinas, principalmente as que dependem de raciocínio logico e coordenação motora. Matemática e Educação física por exemplo.

Em 2008 foi criado uma lei que obriga o ensino musical fazer parte da grade escolar no ensino fundamental e médio, você vê essa lei de uma forma positiva?
Sim, porem os órgãos responsáveis por gerir os processos educacionais, necessitam de um tempo para poder se adaptar e, preparar novos profissionais com competência de ministrar aulas de música, e ao mesmo tempo aproveitar os professores da área de linguagens (educação artística, português, literatura) para exercer a função de ensinar música.

A lei só obriga o ensino musical nas escolas a partir do ensino fundamental. No primário os professores não poderiam dar o inicio no aprendizado musical?
Sim. É na verdade um grande desafio para um país tão grande como o Brasil, no entanto de uma certa forma os professores do primário já utilizam música de uma forma indireta com cantos e brincadeiras.

Como o professor de música terá que trabalhar a diversidade musical e cultural do Brasil na sala de aula?
O professor precisara respeitar as diferenças regionais e culturais, e ao mesmo tempo promovendo um intercambio musical para ampliar o conhecimento dos alunos.

Hoje em dia são poucas pessoas formadas em licenciatura de música, mas será que não existem pessoas que mesmo não formadas teem capacidades para dar aulas de música?
Essa pergunta é pertinente, pois um músico não formado em uma universidade pode suprir a falta de professores trabalhando em projetos junto com as escolas.


PS: não esqueçam que estamos concorrendo no Top Blog 2011, então VOTEM!

2 comentários:

  1. "A escola torna-se tbm (em algumas vezes) escola da vida"

    Mitei /\

    entretidoo.com

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, moro numa cidadezinha do interior e aqui entre 30 ou 40 escolas municipais/estaduais apenas 2 oferecem o Ensino de Música aos seus alunos. Aliás, 1 Estadual e 1 Federal.
    Apenas mais um semestre e nenhuma escola tem estrutura para oferecê-lo aos seus alunos. Coincidentemente, meu irmão está concluindo agora o curso de Licenciatura em Música e NÃO trabalha com isto porque não tem oportunidade. Pela convivência, sei da importância do Ensino da Música nas escolas e a precariedade que é a concepção que as crianças têm de música atualmente. Pagando a cadeira de Prática de Ensino, meu irmão se deparou com conceitos limitados e deturpados sobre música.
    Em toda a cidade, poucos são os licenciados em música e é evidente que no começo do ano, serão muitos os instrumentista não formados dando aulas, ou nem mesmo acontecerão estas aulas.

    http://futuramuseologa.blogspot.com

    ResponderExcluir